domingo, novembro 25, 2007

"ESTA LISBOA QUE EU AMO"




Mui Ilustres Califianos,

Inicio, com esta foto reportagem, uma rubrica, que se pretende semanal ou quinzenal, sobre os cantinhos, curiosidades, problemas, reflexões, travessas, ruas e ruelas da nossa linda cidade, rubrica essa intitulada de “Esta Lisboa que eu Amo”!

De facto a letra desta bonita canção do nosso pobre panorama musical serve de título, “apaixonado”, a esta nova rubrica do nosso Blog, apesar de a mesma ser cantada por esse grupo do norte intitulado GNR, o que só vem ilustrar os inegáveis encantos e seduções da nossa bela Olisipo.

Estando com o dia livre, um belo Sábado, nada melhor que, com um dia de sol radioso sobre a nossa cidade iluminando todas as vielas e travessas mais recônditas, dar um passeio por um dos bairros históricos e emblemáticos, Alfama, desta antiga capital de Império. Foi essa epopeia que encetei, e, ao contrário de outros milhares que se aglomeravam e se acotovelavam (isto tudo dentro dos carros) para ver esse já também bairro histórico de nome “Colombo”, segui rumo cheio de força e brio para o centro da cidade.

O seu nome, do bairro de Alfama clra está, deriva do nome árabe “al-hamma”, que significa banhos ou fontes, pois desde o tempo dos Romanos que existia abundância de fontes e nascentes de água, recursos que eram aproveitados para fazer a (pouca) lavagem a roupas e corpos.

Estacionado o carro, longe para obrigar a uma maior caminhada, perscrutando o som das crianças (nome romântico a uns putos chungas que cuspiam para o chão e brincavam com uns paus), calcorreando as ruas mais esguias, e as escadarias mais pequenas de travessas de nome nunca antes ouvido, dei comigo em frente à famosa “Ti Cassilda”... e lá estava ela… com um avental florido anos 70, arrumando umas cebolas e ajeitando na sua gordurosa vitrina um queijo também ele gorduroso, sem ligar muito ao tempo que passa à sua porta… afinal de contas quem passa sem os víveres da Ti Cassilda?!

Seguindo o meu caminho, meio perdido meio embevecido, fui reparando na alegria e conforto com que dezenas, centenas até, de turistas calcorreiam as nossas calçadas, sempre de objectiva na mão, à procura do melhor ângulo para captar o espírito tranquilo, afável e luminoso, com que Alfama acolhe viajantes de todos os lados. Como é boa a vida de turista.

Junto à Sé deparei-me com o ilustre clube “O Lusitano”, palco de uma noite diferente “aqui há atrasado”, sendo que durante o dia parte do seu brilho e encanto (infelizmente não estava lá o Jacintocapelorego….àsvezes), fica perdido no meio de tanta claridade. O seu salão de baile mostra as amarguras e cicatrizes que o tempo deixa e faz pensar nas várias valências que aquele espaço poderia ter… talvez uma daquelas danceterias...

Junto à Rua de S. Mamede, uma antiga taberna das antigas, trocou a sua típica decoração por uns azulejos modernos estilo casa de banho e um néon a dizer “Tastyburguer”… o principal problema é que os fregueses lá sentados continuam os mesmos: um velho à porta a beber um copo três e a cuspir para o chão, uma gordalhufa lá sentada a ler o jornal “Ocasião” e um pintarolas de blusão de cabedal e cabelo lambido a beber uma imperial e a olhar os camones de alto a baixo… se é para isto antes aquele mármore num balcão bem alto cheio de nódoas de vinho tinto com uns tantos velhotes a jogar às Damas...

Por entre gritaria de janela para janela, de portas que me dão pela cintura (terão que reparar neste pormenor… naquelas ruas mais escondidas não há nenhuma porta em que eu não batesse com a tola se quisesse entrar), de vielas onde de repente se descobre o rio através de uma magnífica vista para o mesmo, lá descobri este beco com esta inscrição (ver foto)… depois das primeiras risadas pensei com mais acuidade: “Ora aqui está o tributo da cidade a todos esses “murcões” que devem querer vir partir isto e dizer mal do povo desta linda cidade no próximo dia 1 de Dezembro em pleno Estádio da Luz!”… “E que bem que lhes fica!”… Está dado o mote…

Muito mais haveria por descrever, mas por agora deixo-vos com a promessa que daqui a uns dias haverá mais… e espero, também, por outras reportagens vossas para enriquecer esta rubrica e este Blog!!

Hugo “Correspondente Tex LX” Teixeira

Comments:
Pronto, estava a ser um texto tão agradável, com apontamentos bem encantadores, e tinha o caro amigo que estragar tudo com a referência algo caluniosa no final...

Mas pronto, fica o remanescente do texto.

Aquele abraço,

Nélio Valente
 
E o filmaço ontem???

Cum caneco!

In heaven everything's fine...

NV
 
Sim senhor, bela descrição de uma tarde de fim-de-semana na "medina" de Alfama!

Mais gosto retirei da peça, quando vindo de quem vem! Estás a amolecer caro amigo Tex... relembro a bela transcrição da divertida turista romena publicada em 22 de Janeiro do corrente, neste mesmo blog!

É a segunda vez que aqui vens para elogiar a capital! Vê lá não te habitues...

Grande abraço

Arturio "Adepto de Lisboa, e do Benfica" Bolas
 
Muito bem! Bela discrição do teu périplo por um dos bairros lisboetas mais emblemáticos. É pena que até à Alfama já tenha chegado o Tast-Burguers e afins! Devia ser proibido autorizarem estabelecimentos desse género, e ainda para mais, com néons...

De facto, ó Tex..o Arturio tem razão...A 2ª vez q postas sobre Lx.. Está tudo bem? hum hum?

Continua o teu trabalho de repórter, que vais bem!

Abraço,

Nuno Alves
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?