segunda-feira, abril 16, 2007
Foto Reportagem "Páscoa na Neve - 2007"
Snowboard – Snowboard é um desporto com pranchas, como o skate e o Surf. Actualmente a prancha é proporcional ao corpo do usuário, devendo ter o comprimento do chão até a área do nariz do usuário. Ela não possui rodas, mas possui fixações para os pés, e as pontas são curvadas para cima. Como não há ondas e a neve dificulta o impulso com os pés, a única maneira de fazer o desporto é descendo montanhas. Outras modalidades incluem Half-Pipes compridas e inclinadas e rampas artificiais para a realização de grandes saltos onde se podem fazer várias manobras antes e chegar ao chão.
Pauliteiros – Os Pauliteiros de Miranda é o nome dado a grupos de homens que bailam ritmos tradicionais da Terra de Miranda, no noroeste de Portugal, em Trás-os-Montes.
Estes são os três ingredientes base para vos contar, em forma de foto reportagem, a epopeia que foi aqui e ali apimentada com outros ingredientes únicos da "equipa". As singularidades de cada um proporcionam momentos únicos e irrepetíveis!
Uma viagem à neve, ainda que seja de apenas três dias e à Sierra Nevada, não é empreitada que se faça de espírito leve! Requerem-se meios e disponibilidades, mas no dia 5 de Abril, 6 amigos, 4 snowboarders, 1 pauliteiro e 1 turista (sim o Pappy foi passear à montanha), juntaram esforços e empreenderam tamanha façanha.
Munido de uma nova máquina fotográfica, o objectivo era o de captar todos os momentos dignos de registo, mas tal tornou-se impossível por excesso.... temos que arranjar um sistema para gravar tudo durante 24 horas.... por isso aqui vai a foto reportagem possível!!!
Dia 1
15h05m - Lisboa, Edifício Amoreiras Plaza, depois de horas de negociações e telefonemas para la Señorita Maria José… “La llave se encuentra debajo del tapete!!”, ou seja, tinhamos a casa marcada, é, então, recebida uma mensagem de telemóvel… conteúdo?! “I’m in”… remetente: Ricardo Afonso… Estava dado o mote… era a última confirmação e pela qual tanto aguardávamos… esperávamos outras mas, infelizmente, as mesmas nunca se concretizaram… Inicia-se a contagem decrescente… os dados estão lançados… O Pauliteiro já ia a caminho do Algarve!!!
20h30m - Motores ligados, prontos para arrancar, vamos embora… ups, “Um minuto!!”… falta o Pappy… havia tempo para uma primeira recordação da viagem e logo a preto e branco… à antiga! “Vai ser uma viagem do cara---!!” exclama Madeira… claro está.
21h30m – Depois de se carregarem os carros com todo o dispositivo necessário à viagem, pranchas da neve, casacos da neve, calças da neve, luvas da neve, fixações da prancha da neve, óculos da neve, botas da neve, etc da neve, a fome começava a apertar… Primeira pit stop: Loja dos Hambúrgueres do Sr. Ronald MacDonald em plena A2… “Equipa... 5 minutos e arrancamos!”.. nada feito… na telinha do estabelecimento passava a quase recuperação do Benfas em Barcelona…. Dois golos do glorioso num espaço de apenas duas dentadas num suculento manjar de 1000 calorias… havia que ver o resto e apoiar a equipa!! Benfiiiiiiiiiiiiiiiiiiiica!!
24h00m – Vilamoura, parque de estacionamento de uma outra loja de comida do Sr. Ronald Macdonald. Transvaze de material e malas de um carro, o “Manager”, para a carrinha conduzida por Tiago Graça e gentilmente cedida pela sua mãe, à qual aqui endereçamos o nosso apreço e um muito obrigado.
“Vamos embora que se está a fazer tarde”…. Diziam uns… “Vai ser uma viagem do Cara---!!" exclamava o suspeito do costume!
05h00m – Horas locais…. Estação de serviço a 50km’s de Granada… O cansaço apodera-se do nosso Pappy…
6h30m – Sierra Nevada – Pradollano…Chegada atribulada…. Aderência ao piso bastante díficil…. A montanha recebe-nos com um manto branco de neve e gelo no asfalto…a paisagem é deslumbrante… o “aparcamiento” das viaturas é penoso…
8h00m – Depois de cometidas as primeiras ilegalidades no que respeita ao narcotráfico, cada elemento, na sua cama, inicia finalmente o descanso para o Dia Seguinte… Dia 2…
Dia 2
11h30m – “Rise and Shine!!”… Enquanto lá fora o frio aperta e a neve cai, não como em Nova Iorque, mas com relativa abundância, todos os 6 amigos tomam rapidamente o pequeno-almoço e apetrecham-se para finalmente se fazerem às pistas! Todos?!?! Todos, não… depressa nos demos conta que a versão do Pappy que se deslocou connosco à montanha era a versão dorminhoca e pachorrenta, originando impropérios como seguem: “Alentejano dum Cara---… levanta-te se não enfio-te uma cadeira por essa cabeça abaixo…!!!” gritava com todo o fulgor Madeira…. “Um minuto!!”.. murmurava Pappy….”Estes Kids do cara---... estou de férias e não me largam!!”
12h30m – Finalmente… ei-la… a NEVE... aquilo por que tanto ansiávamos estava finalmente ao nosso alcance… depois de termos largado a módica quantia de € 108,00 euradas num forfait cada vez mais caro, podíamos finalmente respirar o ar frio e seco da montanha que nos recebeu de pistas abertas e ”carregadinhas” de neve…. ESPECTÁCULO!! Foi até cair para o lado...
17H00m – Final das pistas… final de um dia na montanha… Cheirinho a Aspen e do melhor Aspen… deu para tudo… corações aos pulos… adrenalina ao máximo…. evolução técnica a rodos… estava perfeito… que Dia!!
Tempo para enviar umas fotos de “pirraça” salutar para quem tinha ficado em terras lusas… a alegria estampada nas caras não engana...
19h30m – Depois de umas banhocas e algum descanso, nada como um "aprés-ski" à espanhola… muita música, muitas cañas, muitas tapas, muitas histórias para contar… Pradollano fervilha de vida a esta hora… os 6 amigos califianos fervilham com toda aquela gente… afinal também isto faz parte de vir à Neve!!
22h30m – “Já foram à mercearia ?!?!? (nome de todos os estabeleciemntos onde se fazem compras para casa segundo o Gonçalo.... muitos anos a ir à mercearia da rua...)” perguntou Gonçalo…. “É óbvio cara---... não os vês com os sacos?!!” respondeu Madeira…. De facto as compras estavam feitas… o Red Bull, fiel companheiro de qualquer viagem à neve que se digne, saltava de mão em mão...
Definitivamente sabia melhor do que parecia…
01h30m – O Dia ainda não tinha acabado… bravos e destemidos, houve quem desse um pulo lá fora para "morder o ambiente"… mais uma faceta da Grande Sierra Nevada… para espanto nosso… NEVAVA… “Amanhã ainda vai ser melhor!!” “Espectáculo!!” … comentavam os califianos….
Lá dentro, no bar Hipódromo, bar moda da Páscoa de 2007 na Sierra Nevada, eram duas companheiras lusas que faziam as delícias da casa e entretiam “nuestros hermanos” com simulações lesbianas… “Na nossa terra não fazem daquilo… país do Cara---… está todo minadinho!!”... é escusado dizer quem proferiu estas palavras… “Não são de Lisboa com toda a certeza!!” Exclamava o nosso pauliteiro de serviço!
Dia 3
09h30m… começava O DIA… E QUE DIA… NEVE A RODOS!! A SENSAÇÃO É ÚNICA… A “fome” que perdurava desde alturas do fim de ano (raios partam para La Molina) estava finalmente a ser saciada pela mais leve, fina, e fofa neve… qual presente Pascal dessa montanha de nome SIERRA NEVADA!! Houve quem não parasse sequer para almoçar… seguem fotos aleatórias do FRENEZIM da neve…
Os seis em "Aspen".... para a posteridade!!!
Dia 4
No topo do mundo ou no "Império Contra-Ataca"?!?!!?
15h30m - A última foto no final das pistas.... adrenalina, alegria, nostalgia... os sentimentos confundem-se!!!
00h30m - Chegada a Benfica já sem Tiago Graça que seguiu viagem desde o Algarve com a sua mãe..... porta de casa do Freddy... o cansaço é vísivel.... FIM!!!
É deste modo que vos deixo um cheirinho da nossa Páscoa na neve!!! SUPIMPA!!!
J. "cambada de drogados" Cortegaça
QUERO VOLTAR, QUERO VOLTAR QUERO VOLTAR!!!!!
Que FÉRIAS! Que Grupo! Que festa!!!
Tiago "pé de cabra" Madeira
PS: Antes de o praticarem falem comigo para instruções, não vão vcs fazer má figura
Mas também é verdade uma coisa, caro Hugo - tu também quando vais de "viage", também gostas de fazer a tua comprinha...
Aquele abraço,
Nélio
Quanto ao relato da mesma...Parece-me bem e claro..nota-se que só foram Homes!lol
Nuno "bom saber q ninguém se magoou" Alves
ps: aquele cozinhado pareceu-me sinistro...
<< Home