quarta-feira, fevereiro 14, 2007

São Valentim – Dia dos Namorados

Data que celebra a epifania amorosa: paixão, amor, flirt, manifesto de intenções, fidelidade, afecto, ardor e por aí fora.
Data em que os casais se juntam para passear, namorar, trocar prendas, tomar uma refeição e fazer algumas malandrices.
Por licença sabática, retirado destas lides, aguardo que os pombinhos depositem neste espaço a sua opinião sobre este dia; será que a tradição ainda é o que era?


=== Onde é que eu já vi isto? ===


E como provocação, já agora, Será que as expectativas criadas de uma noite bem passada vão sair goradas? É que o Benfica hoje joga em casa!

Patrício “wanna be my valentine?!?” Portugal


Comments:
História de São Valentim
Existem várias teorias relativas à origem de São Valentim e à forma como este mártir romano se tornou o patrono dos apaixonados. Uma das histórias retrata o São Valentim como um simples mártir que, em meados do séc. III d.C., havia recusado abdicar da fé cristã que professava. Outra defende que, na mesma altura, o Imperador Romano Claudius II teria proibido os casamentos, para assim angariar mais soldados para as suas frentes de batalha. Um sacerdote da época, de nome Valentim, teria violado este decreto imperial e realizava casamentos em sigilo absoluto. Este segredo teria sido descoberto e Valentim teria sido preso, torturado e condenado à morte. Ambas as teorias apresentam factores em comum, o que nos leva a acreditar neles: São Valentim fora um sacerdote cristão e um mártir que teria sido morto a 14 de Fevereiro de 269 d.C.
Quanto à data, algumas pessoas acreditam que se comemora neste dia por ter sido a data da morte de São Valentim. No entanto, outros reivindicam que a Igreja Católica pode ter decidido celebrar a ocasião nesta data como uma forma de cristianizar as celebrações pagãs da Lupercalia. Isto porque, na Antiga Roma, Fevereiro era o mês oficial do início da Primavera e era considerado um tempo de purificação. O dia 14 de Fevereiro era o dia dedicado à Deusa Juno que, para além de rainha de todos os Deuses, era também, para os romanos, a Deusa das mulheres e do casamento. No dia seguinte, 15 de Fevereiro, iniciava-se assim a Lupercalia que celebrava o amor e a juventude. No decorrer desta festa, sorteavam-se os nomes dos apaixonados que teriam de ficar juntos enquanto durasse o festival. Muitas vezes, estes casais apaixonavam-se e casavam. No entanto, e como aconteceu com muitas outras festas pagãs, também a Lupercalia foi um 'alvo a abater' pelo cristianismo primitivo. Numa tentativa de fazer uma transição entre paganismo e cristianismo, os primeiros cristãos substituíram os nomes dos enamorados dos jogos da Lupercalia por nomes de santos e mártires. Assim, conciliavam as festividades com a religião que professavam, aumentando a aceitabilidade por parte dos Romanos. São Valentim não foi excepção e, como tinha sido morto a 14 de Fevereiro, nada melhor para fazer uma adaptação da Lupercalia ao cristianismo, tornando-o como o patrono dos enamorados.
Tradições do Dia de São Valentim
Muitas são as tradições associadas ao dia de São Valentim, variando de país para país.
Por exemplo, nas Ilhas Britânicas na altura dos Celtas, as crianças costumavam vestir-se de adultos e cantavam de porta em porta, celebrando o amor; no actual País de Gales, os apaixonados trocavam entre si prendas como colheres de madeira com corações gravados, chaves e fechaduras, o que significava «Só tu tens a chave do meu coração».
Já na Idade Média, em França e na actual Inglaterra, no dia 14 de Fevereiro, os jovens sorteavam os nomes dos seus pares e estes eram cosidos nas mangas durante uma semana. Se alguém trouxesse um coração costurado na camisola, isso significava que essa pessoa estava apaixonada.
Ao longo dos tempos, as tradições de São Valentim foram adquirindo um grau de complexidade cada vez maior. A cada ano que passava, foram-se criando novas tradições, lendas e brincadeiras, como é o caso das mensagens apaixonadas.
A tradicional troca de cartões, cartas e bilhetes apaixonados no dia 14 de Fevereiro teve origem na altura da própria lenda de São Valentim, quando este teria deixado um bilhete à filha do seu carcereiro. No entanto, não há qualquer facto que comprove esta lenda.
Porém, é certo que, no século XV, Charles, o jovem duque de Orleães, terá sido o primeiro a utilizar cartões de São Valentim. Isto porque, enquanto esteve aprisionado na Tower of London, após a batalha de Agincourt em 1945, terá enviado, por altura do São Valentim, vários poemas e bilhetes de amor à sua mulher que se encontrava em França.
Durante o século XVII sabe-se que era costume os enamorados escreverem poemas originais, ou não, em pequenos cartões que enviavam às pessoas por quem estavam apaixonados. Mas, foi a partir de 1840, na Inglaterra vitoriana, que as mensagens de São Valentim passaram a ser uniformizadas. Os cartões passaram a ser enfeitados com fitas de tecido e papel especial e continham escritos que ainda hoje nos são familiares, como é o caso de «would you be my Valentine».
Nos dias de hoje, é entre os mais novos que estas mensagens de São Valentim são mais populares, sendo uma forma de expressarem as suas paixões.
in http://cupido.aeiou.pt/dn/valentim.html

Patrício “Pedagogia via Internet” Portugal
 
Perante um dia destes só tenho uma coisa a dizer:

OBRIGADO!!!!!

Obrigado a todos que me deram força para ir atrás de alguém que neste momento é dona do meu coração, confesso que sem a vossa ajuda não teria moral para ir em frente por isso mais uma vez meus eternos amigos OBRIGADO!!

Para mim todos os dias são "dia de São Valentim", basta sermos felizes e fazermos por isso.

Desejo-vos um bom dia, ou boa noite de São Valentim.

Um grande abraço

Tiago "um manteigas" Madeira
 
Viva o grande Benfas,
Viva os namorados,
No estádio ou de pantufas,
Irão ver os romenos irados,

Viva o amor,
Viva o sol radioso,
Hoje com grande fervor,
O Benfas será Glorioso!

Hoje é dia de S. Valentim,
Sente-se no ar muita paixão,
Ali na Luz vai ser um festim,
Digno de um Benfica campeão!

Hugo "Valentine" Teixeira
 
Por favor alguém explique ao nosso caro amigo Tiago Madeira que este Blog mnão é um espaço de paneleirices. Se este senhor necessita de se abrir e de falar do seus sentimentos, na TVI parece que há um programa pela manhã de um tal de Goucha, que se insere perfeitamente no estilo que pretende o nosso amigo implementar neste sério espaço.

abraço

Gonçalo " já chega de paneleirices" Fialho
 
Se estavam 40 mil na Luz, e admitindo que pelo menos metade dessas pessoas estariam a gorar expectativas criadas de uma noite bem passada, pelo simples facto de o Glorioso jogar em casa, é de crer que haveria, ontem, pelo menos mais 20 mil pessoas do que o habitual a desejar que o Benfica perdesse, apenas para alimentar um sentimento de vingançazinha pessoal!

Ora, para além de ser muito feio, isso não se faz! Torcer para que 14 milhões empatem/percam um jogo ganho à partida, só para o rapaz se sentir culpado.

Enfim, lá teve o Benfas de resolver a coisa à choriçada para poder ir mais descansado a Bucareste!

Arturio "alguém diga ao Engº que o Dinamo é de BUCARESTE, não de BUDAPESTE" Bolas
 
E já agora q lhe digam também q estavam 35197 no estádio e portanto 30 mil lugares vazios. Se é para ser correcto então que sejamos.

ps: sempre a mania de aumentarem as coisas...só a Floribela Gomes é q não aumenta os golos! lololol

Zé "1-0 chegou para Portugal continuar à frente dos romenos no ranking, q é o q interessa" Carioca
 
Fialho:

Tal como te digo sempre, VAI PARA O CARALHO, olha até rimou, TVI? Deve ser o canal que tu mais vês quando estás em casa, sim porque as novelas da TVI são mesmo adequadas á classe social onde tu actualmente te inseres. Por isso meu caro amigo "enforcado", mete a viola no saco, e não crítiques o facto de eu reconhecer que devo muito ás pessoas que estiveram lá quando foi preciso.

Tiago "Fialho vai para o caralho" Madeira
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?