quarta-feira, janeiro 17, 2007

Os Grandes Portugueses

Muito se irá falar nos próximos tempo do programa da R.T.P. "Os Grandes Portugueses". A polémica instalou-se logo no início, com a omissão da lista de sugestões de votação do eventual finalista António de Oliveira Salazar.
Mas Portugal não é caso único, tendo havido, por uma razão ou outra, controvérsias em quase todos os países onde este tipo de programa, inspirado no original da B.B.C. "Greatest Britons", tem sido televisionado.
A título de curiosidade, indico o nome dos vencedores nas várias nações onde o mesmo passou, bem como algumas curiosidades das votações (estas inteiramente da minha responsabilidade).

Grã- Bretanha
Vencedor - Winston Churchill - Político e escritor (1874 - 1965).
Em 3.º lugar a princesa Diana de Gales (e depois nós é que somos atrasados).

País de Gales
Vencedor - Aneurin Bevan - Político (1897 - 1960). Responsável pela formação do serviço nacional de saúde britânico.

Canadá
Vencedor - Tommy Douglas - Criador do sistema de assistência médica gratuita Medicare, político e avô do actor Kiefer Sutherland (1904 - 1986).
Em 51.º lugar Pamela Anderson, verdadeiramente "as maiores" canadianas.

Estados Unidos
Vencedor - Ronald Reagan - Actor e Político (1911 - 2004).
Em 4.º lugar e o "maior americano vivo" George W Bush (absolutamente sem comentários).

Nova Zelândia -
Vencedor Ernest Rutherford - Físico nuclear (1871 - 1937).

África do Sul
Vencedor - Nelson Mandela - Advogado, Terrorista e Político (1918 - ).
O programa foi cancelado e as votações de 2 a 10 não foram formalmente atribuidas, devido aos protestos gerados pelo facto de figuras associadas ao apartheid, como o Dr. Hendrik Verwoerd, considerado o expoente máximo desse sistema, e Eugene Terre'Blanche, líder do A.W.B. (Movimento de Resistência Afrikander) terem tido mais votos que personalidades gradas ao A.N.C., como os ex presidentes do partido Albert Luthuli, primeiro prémio Nobel da paz sul africano e Oliver Tambo, lider enquanto Nelson Mandela esteve na prisão.

Holanda
Vencedor - Pim Fortuyn - Político (1948 - 2002).
A votação ocorreu pouco tempo depois do assassinato de Theo Van Gogh, sobrinho neto do celebre pintor, que como este político defendia a restrição da imigração islâmica para a Holanda.

Bélgica
Vencedor versão flamenga - Padre Damião (1840 - 1889) - Missionário, dedicou-se ao apoio aos leprosos. Patrono dos doentes com lepra e sida.
Vencedor versão francesa - Jacques Brel - Cantor (1929 - 1978).

França
Vencedor - Charles de Gaulle - Militar e político (1890 - 1970).

Alemanha
Vencedor - Konrad Adenauer - Político, primeiro chanceler da Alemanha Ocidental no pós guerra (1876 - 1967).
Em 20.º lugar Wolfgang Mozart (ah, e eu a julgar que o Hitler não ia a votação porque era austríaco).

Finlândia
Vencedor - Marechal Carl Mannerheim - Militar e Político (1867 - 1951).
Em 12.º lugar Vaino Myllyrinne, que com 2,48 mts foi o "maior" finlandês de todos os tempos.

República Checa
Vencedor - Rei Carlos IV da Boémia (1346 - 1378) - Aquele que fundou a universidade de Praga e deu o nome à mais famosa ponte da cidade.

Roménia
Vencedor - Príncipe Stefan cel Mare (Santo Estevão) da Moldávia (1433 - 1504).
Em 11.º lugar Nicolae Ceaucescu (Face a este, o Salazar era um aprendiz de ditador, e os romenos não o excluiram de qualquer lista).

Como se vê, há uma maioria de políticos, e apesar de Nelson Mandela ser o único vencedor vivo, uma preferência pela história contemporânea, em detrimento de figuras de tempos mais recuados. A memória dos homens é curta.

E em Portugal, como será? A fim de dinamizar este blog, convido os califianos a votarem (aqui é à borla, ao contrário da R.T.P.) naqueles que acham que foram os maiores, ou já agora, os piores portugueses, em que a preferência pessoal de cada um será o único critério.

Nuno Balacó

Comments:
Para uma votação deste tipo sugiro que a direcção do blog monte uma sondagem no blog como outras que existiram noutros tempos, boa?
Caso não possa ser...
Só se pode votar nos 10 finalistas?
Estou por exemplo a pensar no fulano que gere o café que dá nome a este blog.
Para nos conseguir enganar tão bem e durante tanto tempo... nem o Salazar. Portanto, ou é ele o maior de sempre ou temos de fazer um 25 de Abril na Rua António Saúde!

Tenho dito.

MR
 
Errata.
"gere o café que dá nome a este blog."
Como é óbvio estou a pensar no café que dá o endereço, porque do outro... toda a gente sabe que o gerente é boa gente!

P.S. Sinto-me mesmo feliz. Consegui usar a palavra ERRATA em 2007!

MR
 
Para mim seria bem mais fácil se fosse um top 11, que embora volátil seria sempre o 11 inicial do Benfas!!! Esses verdadeiros Portugueses, heróicos e sempre com uma nação às costas, por vezes acusam esse peso, mas por isso são grandes.

Patrício “Já gamaram o Eusébio que nem no top 10 está” Portugal
 
Concordo com o MR, façam um poll para o melhor e o pior.

J "e eu utilizei poll, que não é tão complicado como errata mas também não é fácil" Cortegaça
 
Eu estou com o Portugal, o Eusébio é que é, já para não falar da magnitude do clube em que esta majestosa personalidade jogou.
Agora é assim, o Sr Balas bem podia arranjar assuntos bem mais interessantes para serem discutidos aqui no Blog do que coisas deste género, mas também um gajo que vai ao Brasil e não concretiza a conquista do "Diploma de internacionalização", já era de esperar.
O meu concelho para ti Balas é, antes de te preocupares com o que nós Portugueses fizemos lá fora, começa tu por dar o exemplo, coisa que pelo que vi não concretizaste, deves ter tido o sindroma "bucetus fearus" conhecido por nós como "medo da buceta".
Vamos mas é juntarmo-nos todos, e ajudar o Balas a ultrapassar esta crise, e há que frisar que o o dinheiro não estica e qualquer dia o ordenado de funcionário público não dá para pagar todos os "favores".

Benfas

Tiago "pombinho" Madeira
 
Uma vez que o Deco não aparece contemplado nesta listagem para ver quem é o maior tuga de todos os tempos (é o caso mais flagrante, embora os nomes de Roberto Leal e Badaró, obviamente, também poderiam ser referenciados como ilustres olvidados), julgo que é seguro dizer que esta lista, com toda a certeza, também está a sofrer pressões de diversos quadrantes da sociedade portuguesa.

Deste modo, apenas participarei numa sondagem efectuada pela comunidade califiano, abstendo-me de votar no programa actualmente televisionado.

Pronto, voto só para não ganhar o Salazar...

Aquele abraço,

Nélio "eu devia fazer parte desta lista (e nada de fazer a piada "só se fosse a eleição para o português mais pesado de sempre" porque já antecipei essa laracha!) Valente
 
Mas aqui o Nélio podia certamente concorrer para o Português com menos barba de sempre… até a Monstra Peluda do Filme Babel (com muito menos pelo que inicialmente afiançava) tem mais pelo que a cara do Manuel após três meses sem fazer a Barba.

Patrício “eu também podia constar na lista” Portugal
 
Balas... Balas... com esta gente não dá para ter uma conversa séria... um assunto interesante e de relevo para nos conhecermos a nós próprios e, assim, tirar resultados para o futuro e só dizem balelas...!!

Para variar deste registo paupérrimo dos subscritores califianos que até agora participaram, venho indicar as minhas opções sérias para esta aferição nacional.
Aqui vão duas hipóteses, dois nomes:

- Tendo em conta o nosso inimigo/vizinho, Espanha, quem é que nos últimos tempos os humilhou de forma nunca antes vista, sujeitando-os a sacrificios impensáveis desde que a Idade Média acabou, ferindo-os onde eles nunca pensavam ser feridos, dando cabo da imagem, orgulho e ares e superioridade, levando-os ao chão ou ao lixo, sujando-lhes a alma, e tudo com um simples "atentado" (que não o da ETA) no aeroporto de Barajas?!?!?! Heim?!?!? Quem foi, quem foi!?!?!
"Exacto"... acertaram... "é óbvio" que é o nosso DOIDO com o seu truque sujo, "O Caso das Trouxes de Barajas". Aniquiliou-os por completo, qual Batalha de Aljubarrota qual carapuça! Vote-se no Doido.

- A minha próxima nomeação é ainda mais clara e óbvia... quem é que nas últimas três décadas, serviu melhor o nosso país ao nível do turismo, cativando, ao que diz, centenas e centenas de turistas, dando milhões de escudos e euros a ganhar ao país, contribuindo de forma inestimável para o nosso PIB e paraa imagem do nosso país, feito impensável para uma simples pessoa, resultdos que muitos sociedades hoteleiras gostariam de atingir?!?!? quem, quem?!?! Heim?!?!
É óbvio que é o nosso grande Zézé Camarinha... quem mais para se tornar uma verdadeia instituição do turismo de massas que é o Algarve?! Só ele e mais ninguém... se bem que o nosso Balas 2 Verões atrás também tentou... mas produziu pouco é certo!! "Kids!!"
Vote-se no Zézé!!

Eis os meus votos.... tenho dito!!

Hugo "para desempatar voto no onze do Benfas, ou no King, ou no Costa Pereira, ou no Paneira que é bem melhor do que o Figo, ou no Diamantino, ou no grande Chalana, Humberto, Toni, Karel poborsky que será sempre português por que era uma granda jogador e o maior de todos... etc, etc, BEeeeeennffffaaaassss!!!" Teixeira
 
Ora muito bem...Quanto a mim é um post bastante válido e que domina o cenário televisivo com a entrada do programa na recta final, tendo os defensores que esgrimirem os seus argumentos sobre quem será o Grande Português, de todos aqueles que viram o seu nome incluído...

Mais uma vez certos elementos tinham de vir falar em elementos ligados a uma agremiação, o que me parece ser desnecessário, mas parace que têm sempre de afirmar-se. Não são os Máiores??? lolol

Nélio... a tua laracha para despistar foi boa, mas a do Albano teve uns furos acima..lolol

O meu voto vai para José Holtreman Roquette, (mais conhecido como José Alvalade)! Tenho dito! lolol

Nuno "faça-se a sondagem" Alves

ps: uma palavra de apreço igualmente para os outros fundadores do SCP, que foram:

José Maria da Ponte e Horta Gavazzo

Frederico Seguro Ferreira

Dr. Alfredo Augusto das Neves Holtreman (Visconde de Alvalade)

Fernando Soares Cardoso Barbosa

José Stromp

Henrique d’Almeida Leite Júnior

John Henrique Scarlett

Eduardo Francisco Quintela de Mendonça (Farrobo)

Afonso Botelho

António Stromp

Augusto Barjona de Freitas

Augusto Carlos Cruz Seguro

Francisco da Ponte e Horta Gavazzo

Francisco Stromp

Sérgio Rolin Geraldes Barba

José Seguro Borges de Castro

José Cordeiro Ferreira Roquette

João Serrão de Moura
 
Será impressão minha, ou o nosso Nuno Alves acabou de Listas as principais figuras desse grande clássico que foi: o Estabelecimento Prisional do Linhó contra a Casa de Correcção da Beira Baixa a contar para o circuito nacional de prisões, casas de correcção e funcionários da carris.
Jogo que como todos sabem acabou epicamente empatado a 8 bolas, tendo tal Dr. Concretizado 7 tentos para a sua equipe.

Patrício “Este Nuno Alves tem conhecimentos profundos do nosso futebol” Portugal
 
Patrício... se não sabes ler aprende e não desconverses e metas pessoas dignas no mesmo meio que algumas do teu grémio já tiveram e estão incluídas...Acho que não preciso de dizer nomes, vocês sabem quem são (como dizia o outro)

Nuno "pela verdade" Alves

ps: não comento mais acerca disto, já que o post é sobre grandes portugueses (apesar de vivermos neste país pequeno e um pouco atrasado ainda há malta que teve e tem valor) e não sobre ladrões e prisioneiros, num país onde VALE tudo para abrir a VEIGA ao outro! lolol
 
Têm sempre que levar conversas sérias para a clubite..o Sporting isto, o Benfas aquilo...o José Roquette não é de certeza o maior Português de todos os tempos, e o Eusébio muito menos...

O maior português de todos os tempos nasceu, tal como o Hilário da Conceição..e mais não sei quantos milhões de pessoas...na antiga colónia portuguesa de Moçambique, no ano de 1944.

O seu nome era (faleceu em 1990) Gabriel Estavao Monjane.

E é para este grande senhor que vai o meu voto.

J. "Nuno....não ligues à arrogância da maioria" Cortegaça
 
Agora num registo mais sério, aqui vai uma breve análise ao top ten já eleito:

Álvaro Cunhal – Não foi ditador porque não teve oportunidade, mas lutou pela liberdade! (contra-senso bem usual dos portugueses)

António de Oliveira Salazar – Ditador (acho que chega)

D. Afonso Henriques – Chapadas à mãe (que bonito!)

D. João II – Mandou malta procurar um sítio melhor que este, deu-lhes barcos e tudo!

Luís de Camões – só me ocorrem os 10 cantos que infernizaram milhares de jovens na escola.

Fernando Pessoa – Alcoólico (normal para português)

Vasco da Gama – Pôs-se no barco do outro à procura de um sitio melhor que este.

Infante D. Henrique – Homossexual (não é que tenha mal, mas era daqueles que usavam collants)

Marquês de Pombal – Perseguiu os jesuítas e fez-lhes mal!

Aristides de Sousa – Era bonzinho, bonzinho mas deve ter sacado uns bons cobres aos Judeus!

Ou seja destes 10 escolhia o Camões, coitadito, já mandei tanta gente ir chateá-lo e para dizer a verdade também nunca li os lusíadas.

Patrício “estes todos juntos fazem o típico português por isso são todos grandes portugueses!!! Tirando o maricas, talvez” Portugal
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?