quarta-feira, março 15, 2006

Fim de semana em Paris -





Divulgação de conhecimento:



É impressionante nos dias de hoje quando visitamos o Palácio de Versailles em Paris e observamos que o sumptuoso palácio não tem casas de banho, tudo era despejado pelas janelas do palácio.

Quando paramos para pensar que todos já viram que nos filmes pessoas a serem abanadas, passam desapercebidos os motivos. Num país de clima temperado, a justificação não era o calor, mas sim o péssimo odor que as pessoas exalavam, pois não tomavam banho.

A maioria dos casamentos ocorria no mês de Junho (como nós, +- o início do verão). A razão é simples: o primeiro banho do ano era tomado em Maio; assim, em Junho, o cheiro das pessoas ainda estava tolerável.

Entretanto, como alguns odores já começavam a ser exalados, as noivas carregavam buquês de flores junto ao corpo, para disfarçar. Daí termos Maio como o "mês das noivas" e a origem do buquê de noiva.

Aqueles que tinham dinheiro possuíam pratos de estanho. Certos tipos de alimento oxidavam o material, o que fazia com que muita gente morresse envenenada (lembremo-nos que os hábitos higiênicos da época não eram grande coisa..). Os tomates, sendo ácidos, foram considerados, durante muito tempo, como venenosos. Os copos de estanho eram usados para beber cerveja ou whiskey. Essa combinação, às vezes, deixava o indivíduo "no chão" (numa espécie de narcolepsia induzida pela bebida alcoólica e pelo óxido de estanho).

Alguém que passasse pela rua poderia pensar que ele estava morto, portanto recolhia o corpo e preparava o enterro. O corpo era então colocado sobre a mesa da cozinha por alguns dias e a família ficava em volta, em vigília, comendo, bebendo e esperando para ver se o morto acordava ou não. Daí, surgiu a ideia de velar o morto (vigília do caixão).

Sempre vosso

Lamy

Comments:
Tens que ir mais vezes para fora...

PPortugal
 
No nosso palácio de Queluz, inspirado arquitectonicamente no de Versailles, também dizem e explicam as mesmas coisas!! Só têm é que o visitar!!
Não tomavam banho porque pensava-se que a pele se gastava e ficava mais fina, o que deixava o corpo exposto para as doenças comuns na altura: Peste, tifo, lepra, adeptos de outro clube que não o benfas (esta era letal em poucas horas), e outras que tais... isto entre as camadas mais abastadas da população pois as outrs mais valia não tomarem banho... é que a àgua era imprópria para qualquer tipo de consumo e ela própria fonte das referidas doenças!!

Sem mais de momento,

Hugo "sou do benfas e tomo banho" Teixeira
 
Li isto:

"Os níveis de pólen na atmosfera vão subir até domingo, devido ao aumento da temperatura, sendo mais frequentes os libertados pelos ciprestes, urtigas, pinheiros, cedros e plátano, segundo a Sociedade de Alergologia".

Fiquei logo preocupado com o Raul e com o Manuel!!!

PPortugal
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?