sexta-feira, janeiro 27, 2006

Don Giovanni - Homenagem

Nasceu há 250 anos, com o nome Johannes Chrisostumus Wolfgang Theofilus Mozart, o criador da ópera Don Giovanni (sim, é com "i"). Era Wolfgang Amadeus Mozart e reza a lenda que a escreveu em 24 horas. Até acredito, já deveria desconfiar que com um estilo tão diferente do mainstream iria provavelmente ser um flop de bilheteira e não iria valer o esforço ou o tempo. O que se verificou. Don Giovanni, estreada em Praga em 1787, teve uma fraca adesão do público vienense, apesar dos aplausos conquistados em Praga. Uma obra de compreensão difícil para a burguesia da cidade, afirmaria o imperador José II, mais tarde.

É por estas e outras (como f*** a criadagem do imperador) que Mozart viveu toda a sua vida sem dinheiro, extenuado de trabalho e de dor.

Dizia Helena Sá e Costa, uma das grandes intérpretes do compositor. «Também há o sofrimento». A pianista, falava assim aos alunos de uma masterclass, alertando-os para as exigências impostas pela interpretação das obras do compositor. «Parece simples, mas é muito difícil, por causa dos sentimentos. O intérprete tem de compreender Mozart. Mozart tem a simplicidade suprema das coisas perfeitas, a simplicidade do essencial».

Mozart morreu a 05 de Dezembro de 1791, com 35 anos, e foi enterrado na vala comum do cemitério de Viena, destinada aos indigentes.


Lamy

Comments:
Amadeus é o título de uma peça e de um filme escritos em 1979 por Peter Shaffer baseados baseados nas vidas de Mozart e Salieri. Shaffer inspirou-se numa peça chamada "Mozart e Salieri" de Aleksandr Puchkin, adaptada para uma ópera por Rimsky-Korsakov.

O filme de 1984 foi realizado por Milos Forman, tendo no elenco F. Murray Abraham (no papel de Salieri, com o qual ganhou o Óscar de Melhor Actor), Tom Hulce (no papel de Mozart) e Elizabeth Berridge.

Fica assim a minha proposta cultural para este fim-de-semana!!
Vejam este estupendo filme sobre a gritante e exoberante vida de Mozart, sem esquecer o visionamento do derby lisboeta na Luz!!

H.T.

P.S. Viva o W. Amadeus Mozart e Viva o Benfas
 
outra vez?!?!?! é estrageiro, agora é mozart! o q é isto? hã? isto não é um blog intelectual!!!!

PPortugal
 
Olha eu quero!!

H.T.

P.S. Viva o benfas e o Amadeus e o Prymo e o Patricio e o Lamy e todos os outros e mais alguns e bom fim-de-semana e feliz Natal e Boa Páscoa para todos e que lhes corra tudo bem neste ano novo de 2006!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?