terça-feira, junho 28, 2005

UM SENHOR CHAMADO AFONSO!!



Sexta-feira que passou foi dia 24 de Junho de 2005, que é como quem diz, 877 anos depois da Batalha de S. Mamede! E perguntam os mais incautos: "Que raio de Batalha foi esta?" A resposta a esta pergunta pode ser tão diferenciada, quantas as opiniões que se podem ter acerca do nosso país. No dia 24 de Junho de 1128, D. Afonso Henriques, Afonso I, O Conquistador, Rei de Portucale, vence a Batalha de S. Mamede, em S. Mamede (Guimarães), derrotando o exército dos partidários de sua mãe, D. Teresa, constituído por fidalgos galaicos (da Galiza). Esta, e os seus comparsas, exilaram-se na Galiza, deixando este jovem de nome Afonso como Senhor das Terras de Portucale. Daí, até à transformação do Condado em Reino de Portugal, foi um "tirinho", de catapulta, entenda-se. Esta é a resposta histórica e fria. Os historiadores são ainda unânimes em entender esta data como sendo a da fundação da nacionalidade portuguesa...!! sim leram bem... fundação da nacionalidade portuguesa!! Estranho não é?! ...Quem é que sabe isto ou tem em conta a importância histórica deste dia?! Ninguém!!! e assim a resposta pode ser outra...
Para muitos esta data marca o fim trágico das nossas hipóteses de sermos um povo razoável e digno... formávamos um só país e pronto!!!!
Mas não!!! O parvo teve que lutar contra a mãe e proporcionar-nos a Baixa da Banheira!!!
Ide... Ide e comemorai este importante dia do calendário nacional!!! festejai as crises económicas e culturais, os atentados ambientais, os atentados ao mau gosto (já foram à Costa não já?!), a corrupçãoo activa de todos aqueles que o podem fazer, as pequenas e médias empresas paradas no tempo e que não pagam a ninguém, festejai ainda 750.000 portugueses que trabalham menos e recebem mais do que o resto e ainda se queixam, festejai sempre que um policia levar um tiro e ter que pagar do seu bolso o novo blusão perfurado pela bala, festejai a seca no Alentejo e os incêndios no país todo, festejai o PIB per capita mais baixo dos antigos 15, festejai o maior números de mortos nas estradas e em todas as estatísticas más em relação à saúde e afins, festejai os salários mais baixos e os preços mais caros em comparação com outros países, festejai os Delfins e a sua música, a TVI e a Manuela Moura Guedes, o António Damásio que recebeu um importante prémio (Príncipe das Astúrias para a investigação médica e cientifica) mas que tem o pormenor de morar nos States desde 76, desde que lhe recusaram financiar um estudo, festejai o prémio, nem sem bem porquê, que o nosso Presidente entregou à Catarina Furtado (essa sim digna de louvores, não?!), festejai o mais baixo nível de produtividade e de natalidade dos 15, festejai o maior número da Europa de casos de tuberculose... festejai ainda a Ilha de Faro, a Linha de Sintra, Quarteira, Sines, Barreiro, a Damaia, Avintes e o Cerzedelo... estou cansado... dava para muito mais...!! A culpa não pode morrer solteira.... é do AFONSO!!

Mr. Sad With the Country Tex

P.S. Algo a refutar?! Posted by Hello

Comments:
E assim acontece!

ps: que país este...sempre na mó de cima em tudo o que não deve. Somos nós, somos nós, o país da cauda da Europa somos nós...

ZC
 
O culpado não é o senhor Afonso, que era bem intencionado e até correu com a moirama (=africanos)daqui para fora à espadeirada.
E depois dele tivemos muitos e grandes heróís, que engrandeceram o país. Aliás, a história é das poucas coisas que ainda nos podemos orgulhar.
A decadência da nação começa com as invasões francesas, é agravado com a revolução liberal de 1820 e com a elevação a rei desse traidor ( o que é senão isso o grito do Ipiranga?) com estátua no Rossio, em detrimento de um verdadeiro patriota e defensor das tradições portuguesas, que era o Senhor D. Miguel e teve o seu culminar numa cinzenta madrugada (vejam as fotos da época, para confirmar) de Abril do ano da desgraça de 1974.
A sociedade em que vivemos é consequência directa desse "espírito de Abril", pelo que não era de esperar outra coisa senão a mediocridade reinante em que vivemos. Como diz o povo, o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita!

N.B.
 
Caro J30, como deves imaginar, até por conversas recentes, não partilho de todo da tua opinião, acerca das verdadeiras razões por que este país é uma "lástima". De modo algum a revolução dos cravos pode ter sido a gota de água na pobreza de espirito do nosso país, mas antes uma lufada de ar fresco. Concordo certamente que "nem tudo o que luz é ouro" e portanto nem tudo o que adveio da dita Revolução dos Cravos é benéfico para a Nação (utilizo aqui "Nação" sem nenhum teor nacionalista exacerbado ou com intenções fascistas).
Mas mais, também considero que te falta um elemento histórico importantíssimo para perceber porque chegámos à tal "mediocridade reinante"... Cerca de 1520. D. Manuel I, expulsou e perseguiu, através de ordens religiosas, todos os judeus portugueses, todos, pretensamente acusados de usura... ou seja, se formos à tabela periódica da nossa história vemos que coincidência ou não, foi a partir dessa data que caímos em desgraça económica, culminando no episódeo de Alcácer Quibir e na constante ofuscação do País dái em diante, sempre esperando pelo D. Sebastião em manhã de névoa... tal como a do 25 de Abril, não!!! Eehehehe!! Não chego a tanto...
O mal do país bem se pode espelhar em todos nós... falta empreendedores, pensadores em larga escala, pessoas que arrisquem e que lutem por algum tipo de grandeza, seja ela espiritual ou económica, própria ou comum, falta quem lidere e quem mova multidões para uma mesma causa (excepção feita ao Benfas), falta coragem e combate à mediocridade e à mediania... o pensamento que reina é o de que se agora estou bem para quê melhorar e arriscar o conforto do lar e da Sport Tv, bem como os copos até às tantas sempre que possível!! Falta fibra... a mesma que reinava por cá de 1128 até 1520...falta muita coisa....

Mr. Sad With the Country Tex
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?