segunda-feira, junho 06, 2005

Take-Off or Step Out!!!

O que precisas de saber para subir à crista das ondas

surf



Remar:

Ao te deitares numa prancha não deves ficar nem muito à frente (isso provocaria o afundamento do bico) e nem muito atrás (que provocaria o contrário). A sensibilidade de cada um dá a melhor posição. Depois é só remar na direcção das ondas. Bastam algumas remadas para entender as variações de direcção e iniciar a intimidade fundamental com a prancha.Rema-se com um braço de cada vez, os dedos juntos e esticados. O movimento é idêntico ao de quando nadamos crawl. A velocidade da remada tem de ser igual ou superior à da onda para a poderes apanhar em condições.

Equilíbrio:

O equilíbrio é um factor determinante na prática do surf. O importante no equilíbrio, ao ficar de pé na prancha, é a base. A posição dos pés é que vai dar esta base. Um bom método de aprender a ficar de pé é treinar fora da água, em cima da prancha na areia, ou mesmo num risco desenhado na areia.A destruição do risco ao fazer o take-off (movimento para se por de pé) na prancha, resultaria no desequilíbrio. Quem já praticou skate ou snowboard terá vantagem.As posições mais baixas (pernas flectidas) originam maior estabilidade e equilíbrio devido ao centro de gravidade estar mais baixo do que uma posição de pernas totalmente esticadas.

Passos para apanhar a Onda:

1.Espera pela onda e observa para a apanhares no sítio certo 2.Depois começa a remar de costas para a onda, mas sempre a olhar para ela3.Para apanhares a onda é necessário remares à velocidade desta 4.Quando sentires que a prancha está na onda pára de remar 5.Faz o take-off no topo da onda, antes da prancha descer a onda

img3




Patrício “Surf Teacher” Portugal


P.S.: Uma salva de palmas para as nossas lindas meninas (Inês e Margarida) que foram sem dúvida as melhores da(s) Classe(s). Os homens do grupo que ponham os olhos nelas, para ver se aprendem alguma coisa. Quanto a mim, o meu chefe questionou-me se eu estava doido, ao ver-me deitado no chão do gabinete a treinar o Take-Off. Isto agora são 500 por dia até à próxima aula.


Comments:
Prometo não beber este fim-de-semana e seguir as indicações do nosso novo guru Zé Paulo, não desfazendo este teu esforço de informação surfistas, caro Patrício “Surf Teacher” Portugal!! Um bem haja para ti e para todos os surfistas...

Mr. Sand Surfer Tex
 
Tás desculpado... eu percebo bem o que se passou contigo... até porque eu nem saí da areia... vergonha também para mim... logo compensamos!!!

Um abraço surfista,

Mr. Shame Sand Surfer Drunk "with a broken ankle" Tex
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?