segunda-feira, junho 20, 2005

Forza Ferrari + tuga

Vamos por partes.

A parte positiva

Parabéns ao tuga porque foi um resultado histórico. Bateu sem apelo o monhé para terminar num magnífico 3º posto, no dia em que se tornou o primeiro rookie a terminar nove provas consecutivas, ampliando um recorde que já roubara a Jackie Stewart. Um 3º lugar é um 3º lugar e que eu saiba alinharam 20 carros... Só partiram 6 mas alinharam 20 carros. Se 14 pilotos não sabem escolher o fabricante de pneus/não têm tomates para alinhar com o risco de ter um furo o problema não é do nosso tuga. Não correram porque não quiseram. Já vi pilotos a terminarem corridas em 3 rodas (só com a jante - gills villeneuve p. ex.) e com o depósito de combustível aberto (keke Rosberg), gasolina/metanol a sair e o carro só não explodiu em chamas por milagre.

Parabéns à minha Ferrari por recuperar 18 pontos nos construtores e (é tb importante) ao shummi por tirar 10 pontos à desvantagem face ao Alonso. A vitória é tão válida como as outras (OK, menos espectacular) mas fica logo provado porque é que a Ferrari tem a mística que tem. Marcaram o GP para as 17H00 (de Portugal) nós (Ferrari) vamos, quem tem medo não corra, nós vamos sempre a todas... E já andamos nisto à 50 anos. Acho que no boxe esta vitória pode ser designada por KO técnico.


A parte negativa

No GP desistiram 14 pilotos porque a Michelin não sabe fazer pneus em condições (Ponto final). e com isso arruinaram os próximos GP nos EUA e a imagem da F1.

O statment da Michelin é o seguinte:
"Michelin is very disappointed about the way the United States Grand Prix turned out at Indianapolis today, for the public, the drivers and the teams.
Michelin is sorry that the tyres it ran in free practice and qualifying were not suitable for use in racing conditions this weekend, but driver safety is always a priority. Michelin will never change its stance on this principle, whether we are talking about tyres for competition or any other purpose.
It is regrettable that our pre-race suggestions, agreed in conjunction with our partner teams, were not adopted. Had our ideas been followed, we could have guaranteed driver safety, the participation of our teams and added interest for the public.
Michelin would like to thank its seven partner teams for their close collaboration, for having made propositions to the FIA and for having respected our advice on safety issues.
Michelin will continue to investigate the technical reasons for the tyre-related incidents that affected Toyota during Friday’s free practice"

No comunicado é dito que as pre-race suggestions não foram adoptadas. A saber:
Chicane na curva 13 (para abrandar os carros)
Novos pneus vindos de França


Resposta da FIA à Michelin:
"As explained in our earlier letter, your teams have the choice of running more slowly in turn 12/13, running a tyre not used in qualifying (which would attract a penalty) or repeatedly changing a tyre" Charles Whiting said. "It is for them to decide. We have nothing to add."

Ou seja para andarem mais devagar não é preciso chicane alguma, que é como quem diz, se a cadeira de rodas do Frank Williams tiver pneus Michelin até ele pode estar em segurança, só tem de andar mais devagar, não é preciso chicane nenhuma para evitar o pneu de explodir. Se for preciso podem também trocar de pneus durante a corrida. Lembro-me que na Alemanha o pneu do Kimi estava a desintegrar-se e arriscou a vitória ....(não me lembro de alguém ter criticado a atitude).



Resposta da Ferrari à Michelin (perguntaram se a malta levava a mal a tal chicane...)

Luca Colajanni: "The fact is at 12:30 cars can go to the grid. We're working to be ready." (vão chatear outro pq tenho de trabalhar)

Jean Todt: "They suggested a chicane. The Michelin teams seemed unable to understand that this would have been grossly unfair as well as contrary to the rules. The Bridgestone teams had suitable tyres. They did not need to slow down. If we knew beforehand that there would be a chicane, we would have come prepared for a chicane. We would come with different tyres, we would have a different set-up on the car, we would have different gear ratios. -

Ou seja, já queriam foder a Ferrari com a puta da chicane... E se o único pneu da Michelin que não rebentasse fosse o de chuva se calhar queriam que se molhasse a pista. Paneleiros...

Asked under what circumstances he would you have been willing to race with the Michelin runners, Jean Todt said "I would say three options.
One, they could have changed their tyres.
Two, they would have to compromise in this specific corner.
And three, they could have used the pit lane. If these cars cannot take this corner, what can I do? You would have had a race." A Ferrari é para competir não é para paneleirices
if, for example, we don’t have enough grip for qualifying and we ask for three laps because we have good grip after the third lap, or if we ask for a chicane because we feel it would be safer for our tyres, I think everybody would laugh at us. So you just have to be prepared to react to a situation.

"The Michelin teams' lack of speed through turn 13 would have been a direct result of inferior equipment, as often happens in Formula One. Rather than boycott the race, the Michelin teams should have agreed to run at reduced speed in turn 13. But is it serious to decide to put in a chicane half an hour without nobody testing it? It’s ridiculous.

E os tipos da Michelin insistem: "Temos mais uns pneus lá na fábrica que chegaram hoje..." As regras da FIA são claras. "You have two sets of tyres which you chose from, one normally is soft, the other one is hard and then you make your choice"


Lamy

Comments:
Acredito que seja uma grande frustração para todos os amantes de F1, principalmente para os apoiantes das 7 equipas que não correram. Porém, conservemos o bom senso! É óbvio que, se as coisas assim se passaram, a corrida tinha que ter lugar... em termos de estatutos ficou tudo muito claro e apenas houve este problema todo por serem 14 carros! Todas as soluções se apresentavam injustas para as outras 3 equipas... não se podia ter resolvido doutra forma ainda por cima em tão pouco tempo... só gostava de ser advogado das equipas caso estas processem a Michelin... era melhor que os 52 milhões do Euro Milliones...
Se fosse ao contrário, se o nosso tuga não pudesse correr juntamente com os outros 5, quem é que se tinha importado?! Eu e o Lamy, não?!

Viva o Tiago Monteiro, que provavelmente nunca mais estará no pódio... fica o registo da nossa bandeira lá bem no alto...!!

Mr. Consigliére Tex

P.S. Temos que ir a Espanha para podermos jogar todos junto no milliones!!
 
OK, a fórmula 1 não é para medricas, mas são as regras idiotas que estão a matar este desporto. Custava muito abrir uma excepção, atendendo às circunstâncias e permitir que a Michelin fornece-se pneus novos para a corrida? Era assim tão grave seguir uma prática (correr com pneus novos) que foi utilizada durante 55 anos? Claro que às equipas da Bridgestone seria igualmente permitido a utilização de pneus novos. Assim teriamos um Grande Prémio, não um passeio turístico. Assim, temos agora uma modalidade envolvida em controvérsia e coberta de ridículo. Claro que se eu tivesse pago 100 dólares por um bilhete para ver aquela palhaçada, dificílmente voltaria à fórmula 1. Corridas de automóveis? Ia ver Indy ou Nascar. E eis como graças a regras estúpidas e à teimosia das partes se rebenta com um mercado de 250 milhões de potenciais consumidores.

Manager Hansie Dreissig
 
concordo...e até acho que o dia ia ser da Ferrari q por acaso tem lá o seu maior mercado... bonita imagem que se deixou

Lamy
 
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