segunda-feira, maio 30, 2005

Caso Calabote - Os factos

Passados estes anos todos, muito se disse e muito se escreveu sobre o chamado Caso Calabote, que para milhares é paradigma da influência que o Sport Lisboa e Benfica exercia no seio das instâncias da arbitragem da altura.
Tendo como fonte o Livro do Cinquentenário do jornal Record, publicado em conjunto com as Edições Asa em 1999, deixo aqui expressos os factos, tal como relatados na dita obra. Cada um faça o julgamento que considerar adequado.

Campeonato Nacional de futebol da 1.ª divisão da época 58/59. O S.L.B. liderou durante grande parte do campeonato. À 22.ª ronda tem 3 pontos de avanço, quando recebe o F.C.P. Empate a 1, mantendo o rival à distância. Mas nas jornadas seguntes as coisas complicam-se para o Benfica: Empata 2-2 em Setúbal e perde em Alvalade por 2-1. O F.C. Porto passa para a frente, com mais 1 ponto e mais 1 jogo, uma vez que os encarnados tem de repetir o encontro com o Belenenses da 19.º jornada. Os azuis haviam marcado 1 golo, invalidado pelo árbitro, por alegadamente a bola ter saído do campo na trajectória pela linha de fundo até à baliza. O Belém ganha o protesto, e na repetição, verifica-se novo empate, agora a 1 golo.
A 90 minutos do fim do campeonato o S.L.B. e o F.C.P. estão pois empatados no 1.º lugar, pontualmente e no confronto directo (na 1.ª volta haviam empatado a 0 nas Antas). A diferença entre golos marcados e sofridos é o critério decisivo para apurar quem vai fazer a festa.

A 22 de Maio de 1959, tudo se decide nos jogos Torreense (último classificado e já despromovido) X F.C.P. e S.L.B. X C.U.F. do Barreiro (embora imediatamente acima da linha de àgua, já estava a salvo da despromoção). E daqui em diante passo a citar textualmente "Em Torres Vedras, quando faltam 2 minutos para o termo do desafio, Noé, de cabeça, faz o 0-2 para o Porto e no minuto seguinte Teixeira eleva para 0-3. Na Luz, a notícia é recebida de uma maneira fria. Embora faltem quase 10 minutos, a equipa não reage. Vence a C.U.F. por 7-1, perdendo o campeonato pela margem mínima (GM - GS - Porto 81-22, Benfica 78-20). O árbitro Inocêncio Calabote prolonga o jogo 7 minutos para além dos 90 (inicia-o com 5 minutos de atraso em relação ao de Torres) e marca 3 penaltis a favor do Benfica, sendo 2 duvidoso."

Na sequência da arbitragem deste jogo, em 11 de Outubro de 1959, Inocêncio Calabote é irradiado de árbitro.

J30

Comments:
HÃ????

Do que é que este gajo está a falar???

PPortugal

CAMPEÕES!!! CAMPEÕES!!! NÓS SOMOS CAMPEÕES!!!

BENFAS!!!
 
Ninguém pára o Benfica!!! Ninguém pára o Benfica!!Ninguém pára o Benfica!! Allez oohohohoho!!!!

Mr. Consigliére Tex

P.S. Eu até sei o que este senhor recebeu por tamanho serviço prestado ao glorioso... mas o meu Benfas é o maior!!
P.S. 2 :Acho por bem que enquanto o Pinto estiver ligado ao processo do apito, qe as pessoas ligadas a esse clube do norte, tenha, tento na língua!!!
 
e kerem ir á champions??????????????????????????????????????????????????????????????????
 
és msmo burro, fdx...tbm só podes ser dum clube de bairro...sim, porque do bairro são vocês rosinhas. lol
 
Nao vou contestar os factos da sua noticia. Vou apenas dizer e como convem, esclarecer, as pessoas que estao a ler isto! O Futebol Clube do Porto FOI CAMPEAO NESSE ANO!
Deixem de tentar sequer comparar:se ao BENFICA!
 
É muita azelhice... Nem assim foram campeões... Dêem graças pelo "apoio" que tiveram, que com tanta insistência lá conseguiram formar um grande clube. Apito Dourado? Coisa de crianças
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?