terça-feira, março 15, 2005

A Desmistificação de um MITO!



O Cientista Responde!

Quando era criança e me queriam despachar, ou simplesmente queriam que ocupasse o meu tempo com coisas inúteis, sempre me diziam em tom de chacota:
"Vai mas é caçar GAMBUZINOS!"
E lá ia eu, de saco plástico na mão, para uma esquina qualquer ou para trás de uma árvore à espera que um deles saltasse para dentro do saco!
Pois é, mal sabia eu que o dito GAMBUZINO existe e mora lá para o Sul dos States/ Norte do México, se não responderia prontamente: "Com certeza, passa para cá uma passagem!" e até mesmo "Caçar, o tanas! BURRO! O GAMBUZINO pesca-se, é um peixe, dahhhh!".
É verdade meus amigos, eles existem! E como sempre baseio esta afirmação em dados cientificos provadíssimos pelas mais conceituadas unidades de investigação mundiais!
Como sabem, estou sempre pronto a desmistificar os nossos mitos de infância...

Segue-se então a apresentação do Gambuzino,Amigos, este é o Gambuzino!

Nome: GAMBUZINO
Filo: CORDADOS
Classe: Ostheichthyes
Ordem: CYPRINODONTIFORMES
Família: Poecillidae
Nome Científico: Gambuzia affinis holbrooki


Originário do Sudeste dos Estados Unidos e Norte do México, o gambuzino tem um prodigioso apetite por larvas de mosquito. Foi por esta razão introduzido, em muitas partes do mundo, para combater a malária e outras doenças transmitidas por mosquitos.
Os machos, mais pequenos que as fêmeas, desenvolveram um orgão copulador externo (o gonopódio). As fêmeas conservam o esperma no oviduto por um longo período de tempo, podendo dar à luz várias vezes, sem necessitar da presença do macho. O desenvolvimento dos ovos fecundados dá-se no interior do corpo da fêmea, mas sem haver contacto directo entre os embriões e o corpo da mãe (ovoviviparidade).

(Fonte: Aquário Vasco da Gama, 2005)

O Marco do Baixo Tejo

P.S.: A electricidade em pó é capaz de demorar mais um tempinho a encontrar...
Posted by Hello

Comments:
Pede-se ao autor, deste interessante post, que tenha a gentileza de assinar o mesmo. A Direccção deste blog não pactuará com posts por identificar, pelo que se o autor o não fizer, o post em causa será removido!

A Direcção!!
 
Ó Rocha do Baixo Vouga... tenho um programinha para nós! Hoje, por volta das 23h, vais ter ao marco da estrada IC1, ao km 143,5. Levas uma saca, um pau com precisamente 1,20m de comprimento e uma lanterna. Ah, e não te esqueças de levar o Maluco, sem k pois o Alllen não gosta! Esperas um pouco junto à estrada por mim! Se eu não aparecer tens que continuar, pois o tempo urge! Assim às 23h15m diriges-te por entre dois pinheiros mansos que tens à tua direita e andas cerca de uns 200mts... sempre com o doido ao lado! Chegas à beira de um lago e esperas pelas 24h, hora certa para os gambuzinos iniciarem a sua vida nocturna, estando nessa altura mais vulneráveis! A essa hora bates com o pau na saca, e no Mad Dog se te tiver a chatear ou a fazer barulho! Começas a ver movimento na água dessa pequena represa e apontas a lanterna para lá... vais ver é certinho! Os Gambuzinos só param dentro da saca, de tão atordoados que estão! Os que ficarem no chão pedes ao Doido para os apanhar! Se eu por acaso ainda não tiver chegado, não te preocupes.. é porque fiquei ocupado a fechar as persianas do escritório! Depois vais apanhar alguns dos Gambuzinos clássicos! Caminhas uns 150mts para poente até chegares a um carvalho com uma copa com a forma do queixo do Maluco, daí a razão para o levares, ou seja, para reconheceres a àrvore em causa! Junto do carvalho bates com o pau no tronco, e claro no doido também se te apetecer, abrindo a saca dentro de pouco tempo eles começam a cair! Quando a saca estiver cheia fechas e trazes para Lisboa, para provar a tua teoria da desmistificação a estes califianos incrédulos!! Combinado?! Vou fazer os possíveis para fechar as persianas a tempo!! Até logo!! Às 23h!!

Um abraço,

Tex

P.S. Podes lá deixar o Doido... não tem problema!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?