quarta-feira, fevereiro 16, 2005

tuga na F1

As coisas melhoram a olhos vistos. Mais uma sessão de testes e “só” ficou a ½ segundo do mustafá.

Karthikeyan 1'19''179 +4''771
Tiago Monteiro 1'19''718 +5''310

Nota: o tuga usou o carro do ano passado (mesmo assim não tem desculpa)

Face aos comentários que recebi a propósito do meu post anterior tenho a dizer o seguinte:



Ponto 1: O facto do Tuga ser apoiado por empresas públicas tem provocado alguma indignação.

Face a isto convém esclarecer duas coisas:

O Marketing é uma ciência que apenas alguns iluminados conseguem entender (eu não sou um deles).

O valor da marca (seja ela um branding ou a promoção de Portugal) aumenta pelo simples facto de se participar em eventos desta natureza.

Ou seja, sabe-se lá como (mas devem ter feito estudos sobre isto), o facto de termos um piloto que corre o risco de ficar atrás do mustáfa e dos Minardis pode significar um retorno positivo do investimento (para Portugal ou para uma Galp).

Exemplo de uma reunião no Brasil a propósito do tuga na F1:

CEO da Petrobrás: Então vocês querem comprar uma plataforma de petróleo lá na zona 21
CEO da Galp: Exacto
Petrobras.: E com que garantias?
Galp: As nossas contas são sólidas temos imenso dinheiro para investir
Petrobras: Números podem ser manipulados
Galp: Nós até estamos a promover a nossa marca na F1 através de um piloto tuga
Petrobras: Não me lembro do vosso logo em nenhum carro
Galp: uhm, pois, é um carro amarelo assim com umas riscas, estamos a fazer uma média de 5,6 voltas por corrida.
Petrobras; E acha que compensa apostar dessa forma, num piloto com tão pouca visibilidade?
Galp: pessoalmente acho que não, mas o nosso departamento de marketing fez uns estudos e além disso temos imenso dinheiro para investir. O miúdo até tinha umas referências do Fittipaldi.
Petrobras: Realmente vocês devem ter imenso dinheiro. Sabe que o sobrinho do Fittipaldi é casado com uma prima minha. É gente séria. Está bem negócio fechado

Hoje em dia quase todas as empresas ditas públicas têm uma lógica de mercado e os negócios são feitos com base em valores de marca e imagem algo incompreensíveis (também não entendo, por exemplo, como é que a Skandia tem um barco na América Cup com um orçamento maior que uma equipa média de F1, mas enfim eles lá sabem se a coisa rende ou não).

Além do mais se o estado financia a fundo totalmente perdido o cinema nacional não vejo porque não pode promover a fundo perdido o desporto a nível internacional como a F1 (pelo menos é mais visto) – Não defendo isto mas consigo entender (o Alonso é apoiado pelo governo regional da Catalunha).



Ponto 2: O piloto que deu 2 segundos ao Nigel Mansell (informação que não consegui confirmar) e considerado um ”virtualmente desconhecido” nos comentários que se fizeram estamos a falar de quem ? (não me digas que é o Elio de Angelis, se só deu 2 segundos ao Mansell, isto só prova que o Nigel era um excelente piloto)

Seja como for aqui fica um tributo a um dos grande pilotos da F1.

Nome: Elio de Angelis – Na sua estreia com a Lótus (segundo ano de F1, o primeiro ano foi com a equipa Shadow- equivalente à Minardi nos dias de hoje mas com menos uma roda - ), em 1980, ficou em segundo na segunda corrida da época no Brasil. Tivesse ganho e seria na altura o vencedor mais novo de um GP (tinha 21 anos). Terminou o campeonato em sétimo à frente do Mario Andretti (campeão de 78) seu companheiro de equipa.

Nos 4 anos seguintes o companheiro de equipa foi Nigel Mansell.
A classificação dos campeonatos foi a seguinte (classificação geral / pontos):

1981 Classif. Pontos
Elio 8 14
Nigel 14 8


1982 Classif. Pontos
Elio 9 23
Nigel 14 7


1983 Classif. Pontos
Nigel 13 10
Elio 18 2


1984 Classif. Pontos
Elio 3 35
Nigel 10 13


Nigel esteve bem em 83 mas foi eclipsado por Elio de forma significativa nestes 4 anos. Mansell depois de 84 abandonou a equipa ao perceber que De Angelis (terceiro no campeonato) era o único a ter andamento para os McLaren de Lauda e Prost.

Depois a Lótus foi buscar um piloto que dava pelo nome de Ayrton Senna. O resultado foi extraordinário em termos de competitividade e Senna lá acabou por levar a melhor pela margem de 5 pontos (embora Elio tenha conseguido liderar o campeonato na primeira parte do ano, algo que Senna não conseguiu):

1985 Classif. Pontos
Ayrton Senna 4 38
Elio de Angelis 5 33


No final de 1985 Senna (como seria um hábito ao longo da carreira) tentou assegurar o lugar de nº1 e expulsou Elio da equipa.... 1 ano mais tarde um acidente mortal (em treinos) colocou um ponto final na carreira aos 28 anos (a mesma idade com que o tuga chega à F1).
Foi “só” considerado um dos melhores pilotos italianos de sempre da era moderna da F1.

Lamy

Comments:
O.K., o Élio de Angelis era bom piloto e guiava um carro com muita mística (para quem não saiba, o Lotus preto da John Player Special, o carro mais bonito da F1 de todos os tempos), mas ser um dos melhores pilotos italianos da era moderna não é grande feito. Além de terem uma grande propensão para se matarem em pista ( assim de repente, também o M. Alboreto e o Ricardo Paletti), os italianos não tem nenhum campeão desde os tempos do Giuseppe Farina e do Alberto Ascari, o último do quais em 1953, na proto-história da F1, quando os carros pareciam charutos com rodas. Até a Ferrari já desistiu de ter pilotos italianos e prefere lá ter o Ruímzinho.
Quanto ao "investimento" das empresas públicas portuguesas na F1, e depois de mais uma pesquisas, vou resumir o currículos dos portugueses na modalidade: 3 pilotos, 1 ponto. Realmente, ficamos todos a ganhar e o prestígio para o nosso país é inconmensurável.
E finalmente um desejo para 2005. Vamos aos 8, Schumi!
J30
 
??? Está malta está a falar do quê???
 
Não foi o Elio que deu o Bigode ao Mansell (que boa piada!)!

O tipo não era italiano! Acho que era mais para o nórdico!

Forte abraço,

Saudações camaradas,

Nélio Valente
 
Estou deveras impressionado com os conhecimentos automobilisticos destes nossos caros califianos... sim senhor!! Nesta pequena, mas grande troca de impressões, só vos consigo dizer, sem sentimentalismos, que apenas acompanhei de forma regular a F1, até o Ayrton se ter espetado contra o muro!! Reconheço porém o mérito gigante do "Shummy" em ganhar todos os anos o mundial... também acho que a concorrência é fraca, não?! Vocês que são mais entendidos esclareçam-me lá isso.

Sem mais de momento e com um abraço daqueles,

Mr. Consigliére Tex

P.S.: Já me esquecia... realmente o carro da Jonh Player Special era o mais bonito, mas só com o capacete amarelinho e verde do grande Ayrton... Depois sim o carro da Ferrari é o mais espectacular!!!
 
Lá por não terem nenhum campeão não quer dizer que não tenham tido grandes pilotos (embora Alboreto tenha chegado a vice campeão em 85), é aquela atitude italiana de correr com o coração nas mãos que os leva à desgraça. Gilles também não foi campeão e vai daí... De qualquer forma tomara o nosso tuga correr tão depressa como o Zanardi (que tem menos 2 pernas) ou o Nannini (com menos 1 braço). Irónico é que o Mário Andretti seja Italiano e tenha ganho o título com a bandeira americana...

Quiz: Quantos italianos houve na F1 (desde sempre)

10
30
50
70
90

Nota: Estou a excluir a Giovanna Amati (deu uma trancada no bernnie ecclstone e conseguiu o lugar na brabham – a equipa no final do ano entrou na falência)

Em relação à Ferrari, única equipa de que sou adepto (por vezes tb o SLB), a entrada a pilotos italianos está mais ou menos vedada por razões políticas. Poderei dissertar sobre o tema quando tiver tempo (acho q a atitude da equipa está correcta) mas penso que ninguém duvida que trulli seja um bom piloto para secundar schummy (houve pressão da impressa nesse sentido em 2001) ou que Luca badoer tivesse sido a melhor escolha quando schmmy partir a perna em 2000 -optaram por mika salo que não tinha feito 1 km com o carro (badoer já era o piloto de testes da ferrari). Pilotos italianos em marca italiana, duvido....

Bom, numa coisa estamos de acordo. Vamos aos 8, Schumi! Forza Ferrari

Lamy
 
A resposta correcta não foi colocada como hipotese, foram 73...
 
Assinem os vossos comentários!!

Ass: A Direcção
 
73 não foram...

Lamy

resposta no final do dia
 
Após consulta na Internet, o meu palpite é que são 70.

Lamy faltam 16 dias para a primeira prova, trata da inscrição da nossa liga no f1manager.
De costume só avisas dois dias antes para não termos tempo de constituir uma boa equipa, solicito que este ano nos dês mais tempo. Força, toca a criar a liga.

Três abraços,
PPortugal
 
Eu voto nos 70!! (confio em ti PPortugal)

Mr. Consigliére Tex
 
A verdadeira resposta não se encontra entre as hipóteses dadas, a resposta correcta é 72, descontando o outro chouriço.

Albaró
 
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