quinta-feira, janeiro 06, 2005

Sois Rei! Sois Rei! (Post comemorativo do dia de reis)

Olá meus amigos califianos (e vocês dizem, Olá!), hoje encaramos uma comemoração dois em um, a primeira menção “honrosa” vai para o aniversário do blog que no inicio desta semana completou um mês de vida digital. Aqui vai um viva para o nosso blog: VIVA!!!, não ouvi …. VIVA! Ok já chega (espero que tenham conferido alguma interactividade a este momento).
A segunda menção vai para a data de hoje, em que se celebra o dia de reis, sobre o qual apresento dois textos de elevada importância, social e cultural.
Antes quero ainda deixar aqui uma palavra de estima ao senhor que estoicamente e durante anos fez e ainda faz todos os buracos dos bolos-reis do califa e a que muitas famílias são gratas. Para ti Califa Baltazar, um muito obrigado!

Fiquem agora com os textos:

O que se teria passado, se, em vez de três Reis Magos, tivessem sido três Rainhas Magas?
- Teriam perguntado como chegar ao local e teriam chegado a horas.
- Teriam ajudado no parto e deixado o estábulo a brilhar.
- Teriam ainda preparado uma panela de comida e teriam trazido ofertas mais práticas.
Mas quais teriam sido os seus comentários ao partirem?
- Viste as sandálias que a Maria usava com aquela túnica?
- O menino não se parece nada com o José!
- Virgem! Pois está bem! Já a conheço desde o liceu!
- Como é que é possível que tenha todos esses animais imundos a viver dentro de casa?
- Disseram-me que o José está desempregado!
- Queres apostar em como não te devolvem a panela?

Os Três Reis Magos

A origem da Comemoração do Dia de Reis leva-nos há muito tempo atrás. Segundo a primitiva liturgia, no dia 6 de Janeiro celebrava-se a comemoração do Natal, da Epifania ou manifestação de Deus, o Baptismo de Jesus e o milagre das Bodas de Canaã. Só a partir do séc. V é que a adoração dos Reis Magos começou a ser celebrada no Ocidente. Foi também nessa altura que se decidiu separar a Epifania do Natal, que passou para o dia 25 de Dezembro.
No início, os Reis Magos eram representados quase sempre por dois, quatro ou seis personagens e unicamente como magos. O número três só ficou estabelecido a partir do séc. IV.
Os nomes pelos quais hoje são conhecidos surgiram apenas um século depois e até o século VI não se encontram registos do título de reis. No séc. XVI foi introduzido o traço racial, aparecendo pela primeira vez um Baltazar negro. Os três reis foram identificados como Sem, Cam e Jafé, os três filhos de Noé, que segundo o Antigo Testamento, representavam as três raças que povoavam o mundo. Desta forma, Melchior, o ancião de cabelos brancos, simboliza os herdeiros de Jafé, os europeus que oferecem ao Menino Jesus um presente de ouro que testemunha sua realeza. O louro e jovem Gaspar representa os semitas da Ásia, cujo bem mais apreciado é o incenso, símbolo da sua divindade, e Baltazar, negro e com barba, identifica-se com os filhos de Cam, os africanos, que entregam a mirra, em alusão à paixão e ressurreição.

Um abraço cristalizado pelas frutas e seco pelos frutos,
Patrício “el rey mago” de Portugal


P.S.: vou aproveitar que o meu pai é espanhol a ver se me calha alguma coisa.

Comments:
Ora viva!! Vejo que ganhaste o interesse para ir procurar à raiz a razão de ser das coisas (tal como eu fiz com o Natal), e por tal atitude e comportamento te ficarei eternamente grato, pois agora já sei mais duas ou três coisas para amanhã à noite, depois de dois ou três copos contigo e com o resto dos califianos&friends, me esquecer totalmente... eheheheeh, tou a brincar... Gostei muito de saber toda esta interessante informação acerca das nossas festividades!! Realmente as coisas quando explicadas e postas no seu devido enquadramento fazem todo o sentido!! Obrigado por isso meu carissimo Paticio, deste Portugal embrulhado e desesperado, mas que com gente com a tua qualidade e magnitude só pode é enterrar-se ainda mais... ehehehehe brincar outra vez... já sabes... faz parte!! Um grande bem haja para ti, para os califianos e para Sem, Cam e Jafé, onde quer que eles estejam!!

Deste vosso, que tanto vos quer e gosta,
um abraço,
Mr. Consigliére Tex

P.S. Já agora aproveito também para desejar os parabéns ao nosso estimado blog(do qual me posso orgulahar de ter gerado e assistido ao parto... ssniiff), com os desejos que ele cresça e se faça homem quanto antes para atingir o sucesso desmesurado para que foi criado!!!! Conto convosco todos meus caros califianos!!
 
Olha, vai mas é comer uma grande fatia de Bolo Rei.

PP
 
Fico Triste...
Fico mesmo muito triste...
Fico tão triste que nem me consigo expressar de outra forma... TRISTE

Fico triste ao ver que, de toda a comunidade Califiana, apenas os dois Ilustres fundadores (muito na moda) deste Blog e a minha humilde pessoa comemoram o 1º mês de vida deste local de Tertúlia...

Fico triste...
Independentemente da minha profunda tristeza, aqui ficam os meus mais sinceros votos de um "contes muitos" para o nosso BLOG com muitos posts, comments, e temas interessantes...

A todos, mas em especial aos Fundadores do nosso BLOG,
Um grande abraço de Parabéns!!

O V. peluche,
Marco do Baixo Tejo
 
Pronto Marcão...Eu também dou os meus sinceros parabéns neste 1º mês de existência deste blog!

Zé Carioca
 
Só uma pequena questão:

Se Melchior ou Jafé representa os europeus
Se Gaspar ou Sem representa os semitas da ásia (asiáticos louros?).
Se Baltazar ou Cam representa os africanos

Quem é que representa o povo irmão máubere? E os aborígenes? E os papuas da Nova-Guiné?

Não são filhos de deus como os outros?

Ou são outra vez vitimas de discriminação, como de costume?

Poderiam que os nossos especialistas em dia de reis esclarecer a minha dúvida? Estou a ser inquietado por ela.

Este eterno peregrino da sabedoria

Hans
 
Meus amigos, obrigado por expressarem o vosso agrado e os parabéns a este espaço de todos nós!! Porém vi aqui algumas palavras escritas que me fizeram remoer este lindo bolo rei que estou a degustar!! A minha indignação vai inteiramente para o "eterno peregrino da sabedoria", esse luso germânico de capa e espada, esse com nome de boshe (Bosh.. é bom!! lembram-se)!! Esse eterno peregrino da sabedoria andou a viajar mas passou literalmente ao lado da mesma! "quem representa o povo máubere"? e os outros?? Ó Hans, ou franz, ou Müller, ou o que seja... leu o blog de principio ao fim?! Não reparou nas datas em que os Reis Magos surgiram da cultura milenar e centenária da civilização cristã?! Não sabe que nessa altura o mundo conhecido era precisamente a Europa, a África e grande parte da Ásia?! Eles advinhavam o que se ia descobrir a seguir?! É óbvio que naquela altura apenas aquelas regiões e povos se conheciam, daí o estarem desta maneira representadas... Sinceramente... ainda tem a lata de se auto intitular de peregrino da sabedoria... Chiça... já agora só faltam os sidosos estarem representados com um Rei Mago, não?!... e os portistas, também não?! esses murcões, o Pintinho já está habituado a dar presentes... era lel que os representava... ehehehehe... Só entendo este comentário se estiver a gozar com esta merda...
Peço desculpa aos demais... ehehehehe... eu gosto é disto!!

Hugo Teixeira

P.S. assinadinho com o nome e sem cenários montados....
 
Pois senhor sem cenários montados deve-lho fazer as seguintes observações, histórico-etnologicas.

Como bem observa o Patrício Bolo Rei no seu artigo, as figuras dos reis magos querem simbolizar os 3 grupos rácicos em que os etnologos são unânimes em dividir a raça humana, que passo a enunciar.

- Os caucásicos, que incluem os povos da Europa, mas também os arábes e o indianos.

- Os mongolóides (não confundir com a designação de uma doença cujos sintomas alguns de vocês por vezes tão bem imitam), que englobam os povos da Ásia central e oriental, mas também os indios americanos e os esquimós (inuit, para ser politicamente correcto).

- Os negróides, que são os povos da África subsariana.

E assim a questão mantém-se - Onde é que os mauberes ficam no meio disto tudo.
Pertencem ao grupo do Melchior, como muitos ciêntistas defendem, numa sua versão arcaica?
Ao grupo do Gaspar, de que se encontram geograficamente próximos?
Ao grupo do Baltazar, com cuja tonalidade da pele e do cabelo tem semelhanças?
Ou foram excluídos da pandilha que foi visitar o menino, como a sua história parece indicar?

Já agora saliento que a áfrica subsariana era terra incognita (assim mesmo, em latim e tudo, era ainda a sua designação nos mapas dos nossos navegadores do séc. XV) no ano zero da cristandade, tão desconhecida como a China, portanto o Baltazar só poderia representar uma pequena porção do povo negróide. Que representatividade e que ele tinha dentro da sua facção?

E o Gaspar, quantos seguidores do menino conseguiu no seu grupo?

O acontecimento que se comemora este dia faz lembrar aquelas festas de aniversário que se convida todos os colegas da turma, menos um, que por acaso é sempre o menos dotado em termos de beleza física ou inteligência. Chamo a isto descriminação!

Portanto quero saber quem é o rei mago dos mauberes e dos papuas!

O ainda ignaro no assunto, mas mantendo sem complexos o pseudónimo literário que recebeu por baptismo alheio.

Hansie dreissig.

P.S. - Eu também gosto muito destas polémicas e de dar o meu bitaite e de me armar em esperto, para impedir que tal seja um duopólio dos administradores do blog.
 
Chiça!
Já avisei e não volto a avisar que neste caso especifico Maluko não leva k.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?